VALOR & PROPÓSITO
do corpo para Deus Jeová
Olhando para os Alicerces
do Corpo
1• Serie A q u i e t a n d o
os_ seus _ S e n t i d o s
Como os Membros
e os Sentidos
do corpo
LOUVAM - Glorificam
e prestam Honra a Deus ?
Interessante observar que as Escrituras nos mostram o funcionamento de que:
o Corpo
nem na parte, vertente externa: os Membros
nem na parte, vertente interna: os Sentidos
ele (s) não tem condições em si de
suportar (em) por muito tempo
contradições de si mesmo
rejeições de si mesmo
aversividades em si mesmos
sendo originalmente
naturais de forma
pura
Por que?
Porque as escrituras nos mostram o corpo, com uma direção invisível em sí, de um destino de concordância mutuo e em foco único
a naturalidade trina é que o corpo todo, trabalha em conjunto único para funcionar
Nosso versículo de analise hoje, nos mostra a capacidade de Deus em UNIFICAR a direção natural do corpo em uma junção unitária
tanto internamente
como externamente
" Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido ?
Se fosse todo o ouvido, onde estaria o olfato?
1 Coríntios 12.17
Paulo está falando aqui, da luta do corpo por não se aceitar, hora a orelha não quer ser orelha, ora o pé não quer ser pé, dizendo sobre a
inquietude dos sentidos
a impulsividade dos sentidos
a aversividade dos sentidos
a rebeldia dos sentidos
a ingratidão dos sentidos internos
Refletidas não só nos sentidos, mas transferida e externada para a reação dos membros
Paulo nos mostra que o corpo não consegue se transformar
frente a essa agressão que quer altera-lo
Se o corpo não consegue e não foi destinado à agressão
Por que essa
inquietação tenta defraudar a genuidade do corpo?
É o que Paulo está abrindo pelo Espírito Santo os nossos olhos, nos dizendo que há algo mais que simples parecer do corpo por distorção de direção em si
Discorrendo em explicação Paulo segue:
" Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?"
O que Paulo estava dizendo era,
Se todo o corpo fosse_ o l h o
(parte de fora, preocupação com aparência da formação de fora)
Ou seja, se a preocupação da existência do corpo em seu funcionamento fosse voltada a só se importar com a aparência:
-> dos membros de fora externos (interpretados aqui por alho - parte externa)
não teria funcionamento pleno em sentidos
Ou seja, está dizendo que a BELEZA dos membros está
nos Sentidos
está na presença e conjunção de qualidade e equilíbrio, quietude e medida funcional
dos Sentidos
essa é a verdadeira Beleza dos membros
(e não a disfuncionalidade )
Em outras palavras, Paulo estava indagando: se a existência do corpo, se preocupasse com apenas os membros em si
" Se todo o corpo fosse olho ( parte externa dos membros)
... onde estaria o ouvido ? - parte interna."
os sentidos internos
Não teria graça, um corpo só com os membros sem os sentidos
é o mesmo que o corpo em estado de obtido, num necrotério
Nos dizendo que cada Sentido no corpo, tem um Destino de sentido em cada membro
Deixar o corpo, viver pelo membros apenas, não faz sentido
Aqui Paulo faz menção também de outro lado extremo e disfuncional, ele diz :
"..Se fosse (o corpo) todo ouvido ( parte interna apenas dos sentidos),
onde estaria o olfato (a percepção externa) ?"
Aqui Paulo fala do funcionamento parcial, dividida e rompida dos membros e dos sentidos em danos de funcionamento
O mesmo que dizer: se separar o corpo físico, dos sentidos, também não haverá completa PERCEPÇÃO do externo na vivencia necessária do Ser
Por essa razão tudo o que existe, tem um tipo de CORPO, para que se obtenha um tipo de
PERCEPÇÃO
interna - e - externa
Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
PERCEPÇÃO
completa e equilibrada
para um propósito
específica de cada existência
em cada área - tipo - assunto - essência
Nem tudo é MEMBROS do corpo apenas: como destino para a mente do corpo
Nem tudo é SENTIDOS do corpo apenas: como destino para a mente do corpo
Nem tudo é a PERCEPÇÃO EXTERNA: pelos membros do corpo apenas
Nem tudo é a PERCEPÇÃO INTERNA: pelos sentidos do ser apenas
Se o CORPO VIVER SÓ A PARTE EXTERNA - sem sentidos é: um CORPO MORTO para ser enterrado
Se o CORPO VIVER VIVER SÓ A PARTE INTERNA - com os sentidos apenas é: um espirito (que seria invisível - imperceptível - disfuncional)
porque negando o externo
negaria a sua
PERCEPÇÃO COMPLETA
Vida EXTERNA do CORPO e vida INTERNA do CORPO andam juntos
DEVEM
andar juntos
para a SAUDE da
FUNCIONALIDADE COMPLETA
Da mesma forma dar atenção à uma CONTRARIEDADE do corpo
querendo voltar só pra o interesse dos MEMBROS
sem o VALOR do destino dos SENTIDOS
em coligação é FUNCIONAMENTO incompleto
em destruição
O Espírito Santo está dizendo:
Da mesma forma que os sentidos
não se desligam dos membros
os membros também não se desligam: nem dos sentidos, nem dos seus lugares
Da mesma forma que o sentido da visão, não pula pro lugar onde está os sentidos dos ouvidos e começa a ver pela orelha
Da mesma forma, nenhum membro externo consegue se alterar, nem está destinado a se alterar
e é impossível que naturalmente o corpo se rebele a si mesmo
Por que ? Como ? Qual a prova para essa afirmação ?
E as escrituras dizem:
Porque cada SENTIDO está ENTRANHADO com o seu MEMBRO
ninguém troca a audição, do ouvido para o pé
Todo o corpo segue um rumo, coligado entre todos os
seus membros
e
seus sentidos
1 • Os Sentidos existem no corpo para - não DISFUNCIONAREM nem SEPARAREM os MEMBROS
2• Os Sentidos existem no corpo para - darem SENTIDO puro - inteiro AOS MEMBROS
Não tem como achar que haverá felicidade com a troca de localidades dos membros em um corpo
uma vez que os SENTIDOS são os ALICERCES PRIMÁRIOS DO CORPO
e já o SÃO IMUTÁVEIS
Entendemos aqui de que os Sentidos estão por detrás dos membros, prendendo os membros, portanto são eles os alicerces do CORPO, são eles as estruturas bases de resistências de um corpo
https://www.youtube.com/watch?v=sXPDz593Mh4
