sábado, 2 de janeiro de 2021

OS ALICERCES DO CORPO - Sentidos sobre os Membros


VALOR & PROPÓSITO
do corpo para Deus Jeová



Olhando para os Alicerces 
do Corpo 


1• Serie A q u i e t a n d o   
os_ seus _ S e n t i d o s 
 

Como os Membros 
e os Sentidos 
do corpo 


LOUVAM - Glorificam
e prestam Honra a Deus ?



Interessante observar que as Escrituras nos mostram o funcionamento de que: 


o Corpo 



nem na parte, vertente externa: os Membros 
nem na parte, vertente interna: os Sentidos 



ele (s) não tem condições em si de 


suportar (em) por muito tempo 
contradições de si mesmo 


rejeições de si mesmo
aversividades em si mesmos
sendo originalmente 
naturais de forma
pura

Por que? 

Porque as escrituras nos mostram o corpo, com uma direção invisível em sí, de um destino de concordância mutuo e em foco único 

a naturalidade trina é que o corpo todo, trabalha em conjunto único para funcionar 



Nosso versículo de analise hoje, nos mostra a capacidade de Deus em UNIFICAR a direção natural do corpo em uma junção unitária 


tanto internamente 
como externamente





" Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido ? 
Se fosse todo o ouvido, onde estaria o olfato? 

1 Coríntios 12.17 



Paulo está falando aqui, da luta do corpo por não se aceitar, hora a orelha não quer ser orelha, ora o pé não quer ser pé, dizendo sobre a 



inquietude dos sentidos 
a impulsividade dos sentidos 
a aversividade dos sentidos
a rebeldia dos sentidos 
a ingratidão dos sentidos internos 



Refletidas não só nos sentidos, mas transferida e externada para a reação dos membros  


Paulo nos mostra que o corpo não consegue se transformar 


frente a essa agressão que quer altera-lo 


Se o corpo não consegue e não foi destinado à agressão 



Por que essa 

inquietação tenta defraudar a genuidade do corpo?





É o que Paulo está abrindo pelo Espírito Santo os nossos olhos, nos dizendo que há algo mais que simples parecer do corpo por distorção de direção em si 


 
Discorrendo em explicação Paulo segue: 


" Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido?" 





O que Paulo estava dizendo era, 



Se todo o corpo fosse_ o   l   h   o
  (parte de fora, preocupação com aparência da formação de fora)




Ou seja, se a preocupação da existência do corpo em seu funcionamento fosse voltada a só se importar com a aparência:


-> dos membros de fora externos  (interpretados aqui por alho - parte externa) 


não teria funcionamento pleno em sentidos 





Ou seja, está dizendo que a BELEZA dos membros está 



nos Sentidos 




 está na presença e conjunção de qualidade e equilíbrio, quietude e medida funcional 




dos Sentidos 


essa é a verdadeira Beleza dos membros 
(e não a disfuncionalidade )


Em outras palavras, Paulo estava indagando:  se a existência do corpo, se preocupasse com apenas os membros em si


" Se todo o corpo fosse olho ( parte externa dos membros)


... onde estaria o ouvido ?  - parte interna."

os sentidos internos  


Não teria graça, um corpo só com os membros sem os sentidos 


é o mesmo que o corpo em estado de obtido, num necrotério 



Nos dizendo que cada Sentido no corpo, tem um Destino de sentido em cada membro




Deixar o corpo, viver pelo membros apenas, não faz sentido



Aqui Paulo faz menção também de outro lado extremo e disfuncional, ele diz :



"..Se fosse (o corpo) todo ouvido ( parte interna apenas dos sentidos), 

onde estaria o olfato (a percepção externa) ?"  


Aqui Paulo fala do funcionamento parcial, dividida e rompida dos membros e dos sentidos em danos de funcionamento 



O mesmo que dizer: se separar o corpo físico, dos sentidos, também não haverá completa PERCEPÇÃO do externo na vivencia necessária do Ser 





Por essa razão tudo o que existe, tem um tipo de CORPO, para que se obtenha um tipo de 




PERCEPÇÃO 
interna - e - externa 


Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.

 
 
PERCEPÇÃO 
completa e equilibrada
para um propósito 
específica de cada existência 

em cada área - tipo - assunto - essência 
 


Nem tudo é MEMBROS do corpo apenas: como destino para a mente do corpo
Nem tudo é SENTIDOS do corpo apenas: como destino para a mente do corpo 


Nem tudo é a PERCEPÇÃO EXTERNA: pelos membros do corpo apenas 
Nem tudo é a PERCEPÇÃO INTERNA: pelos sentidos do ser apenas 




Se o CORPO VIVER SÓ A PARTE EXTERNA - sem sentidos é: um CORPO MORTO para ser enterrado
Se o CORPO VIVER VIVER SÓ A PARTE INTERNA - com os sentidos apenas é: um espirito (que seria invisível - imperceptível - disfuncional)



porque negando o externo 
negaria a sua 
PERCEPÇÃO COMPLETA




Vida EXTERNA do CORPO e vida INTERNA do CORPO andam juntos 


DEVEM 
andar juntos


para a SAUDE da
 FUNCIONALIDADE COMPLETA  



Da mesma forma dar atenção à uma CONTRARIEDADE do corpo 

querendo voltar só pra o interesse dos MEMBROS 
sem o VALOR do destino dos SENTIDOS 



em coligação é FUNCIONAMENTO incompleto 
em destruição 


O Espírito Santo está dizendo: 



Da mesma forma que os sentidos


 não se desligam dos membros 



os membros também não se desligam: nem dos sentidos, nem dos seus lugares 




Da mesma forma que o sentido da visão, não pula pro lugar onde está os sentidos dos ouvidos e começa a ver pela orelha 

Da mesma forma, nenhum membro externo consegue se alterar, nem está destinado a se alterar 




e é impossível que naturalmente o corpo se rebele a si mesmo 




Por que ? Como ? Qual a prova para essa afirmação ?



E as escrituras dizem:




Porque cada SENTIDO está ENTRANHADO com o seu MEMBRO 




ninguém troca a audição, do ouvido para o pé 





Todo o corpo segue um rumo, coligado entre todos os


seus membros 
e
seus sentidos 


1 • Os Sentidos existem no corpo para - não DISFUNCIONAREM nem SEPARAREM os MEMBROS
2• Os Sentidos existem no corpo para - darem SENTIDO puro - inteiro AOS MEMBROS 




Não tem como achar que haverá felicidade com a troca de localidades dos membros em um corpo 




uma vez que os SENTIDOS são os ALICERCES PRIMÁRIOS DO CORPO 
e já o SÃO IMUTÁVEIS 


Entendemos aqui de que os Sentidos estão por detrás dos membros, prendendo os membros, portanto são eles os alicerces do CORPO, são eles as estruturas bases de resistências de um corpo

 


https://www.youtube.com/watch?v=sXPDz593Mh4

                           Jesus Está Chamando.mpg